Marrocos: Uma oportunidade negocial para a Fileira
AECOA traz especialistas em mercado marroquino no âmbito do Projeto SAP 4.0
Especialistas de Marrocos em visita a Oliveira de Azeméis
SAP 4.0 chega ao fim com excelentes resultados
Marrocos não se apresenta de fácil penetração para quem lá quer investir. Porém, é tudo uma questão de conhecer a região, a sua cultura e, particularmente, a maneira de ser do seu povo. Genericamente, foram estes alguns dos conselhos deixados pelos Players e Jornalistas de Marrocos, que, a convite da AECOA, visitaram empresas da região. Uma ação que decorreu no âmbito do Projeto SAP 4.0.
Realizar uma análise prévia do mercado e visitas de prospeção, nomeadamente para a seleção de clientes e/ou parceiros de negócio foi umas recomendações dixadas pelo Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal e Marrocos (CCISPM), José Maria Teixeira. Este responsável esteve entre nós, nos dias 26 e 27 de junho de 2023, acompanhado por Fatine Mabkhout, consultora, e pelos jornalistas especializados em Economia e Negócios em Marrocos, Ayoub Ibnou Lfassih e Faiza Rhoul.
Estes tiveram a oportunidade de visitar, no dia 26 de junho, as empresas Fluidotronica – Equipamentos Industriais Lda. (Ul, Oliveira de Azeméis), Simoldes – Divisão dos Aços (Oliveira de Azeméis) e Chetocorporation, S.A. (Loureiro, Oliveira de Azeméis).
No dia 27, o programa contemplou as visitas às empresas Mitjavila S.A. (Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis), Tormetais – Sociedade de Comercialização de Metais Lda. (Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis e Simoldes – Divisão dos Plásticos (Oliveira de Azeméis).
Visita dos Jornalistas e Players de Marrocos às empresas oliveirenses Fluidotronica, Chetocorporation e Simoldes
Para além das visitas a diversas empresas do concelho de Oliveira de Azeméis, esta Missão Inversa contemplou a realização de uma Masterclass subordinado ao tema “Indústria 4.0 e Fábricas do Futuro”. Este evento decorreu no dia 26 de Junho de 2023, das 16h30 às 18h00, na Escola Superior Norte da Universidade de Aveiro (ESAN-UA), em Oliveira de Azeméis onde contou com a participação dos convidados de Marrocos e com os Professores Martinho Oliveira e Paulo Lima, Diretor da ESAN e Membro da Comissão Executiva, respetivamente.
Neste evento os convidados puderam contatar com o mundo académico e cientifico da Região, podendo ter, deste modo, uma melhor perceção da realidade empresarial. Os Professores da ESAN disponibilizaram-se a apresentar os projetos de investigação e inovação que se encontravam a decorrer no ESAN, enquanto os visitantes partilharam alguns conhecimentos da realidade académica e cientifica de Marrocos.
MasterClass “Indústria 4.0 e Fábricas do Futuro”, no âmbito da Missão Inversa de Jornalistas e Players de Marrocos do Projeto SAP 4.0
CCISPM pronta para dar uma ‘mãozinha’.
Durante a Masterclass “Industria 4.0. e Fábricas do Futuro”, o líder da CCISPM deixou, também, alguns dos préstimos que esta instituição, com a qual a AECOA tem um protocolo de cooperação, pode oferecer aos empresários que a contatem. Entre outros apoios, pode contar-se com a elaboração de bases de dados, prospeção de mercado, análise à concorrência, missões individuais e personalizadas de negócios, serviços de apoio e acompanhamento a feiras e, mesmo, organização de missões comerciais e empresariais.
De reter que o Projeto SAP 4.0. pretendeu promover a clusterização da Fileira dos Sistemas Avançados de Produção, na Região do Entre Douro e Vouga. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, no montante de 411.022,67 euros, dos quais 349.369,27 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).